Sintomas extrapiramidais: causas, tipos e tratamento

Os sintomas extrapiramidais são efeitos secundários exibidos pela utilização de drogas anti-psicóticas ou outros agentes que bloqueiam a dopamina no cérebro. Eles são caracterizados por contrações involuntárias dos músculos que afetam a postura, a marcha e os movimentos.

Esses sintomas geralmente envolvem efeitos colaterais dos antipsicóticos típicos e, menos comumente, de alguns antidepressivos. Ocorrem mais frequentemente em mulheres e em idosos.

Sintomas extrapiramidais: causas, tipos e tratamento 1

Os sintomas extrapiramidais podem se desenvolver de forma aguda, com atraso ou sobreposição, tornando o diagnóstico muito complexo.

Historicamente, esses sintomas eram muito comuns, mas hoje não são tão freqüentes devido ao uso de novos agentes antipsicóticos e terapia preventiva.

Esses sintomas foram descobertos pela primeira vez na década de 1950, com a introdução de medicamentos antipsicóticos. Eles também são conhecidos como antipsicóticos “tradicionais”, “de primeira geração” ou “típicos” para o tratamento da esquizofrenia.

Sintomas extrapiramidais podem ocorrer em até 75% dos pacientes que recebem um antipsicótico típico. Isso pode causar um grande desconforto que afeta a adesão ao tratamento.

Ou seja, esses pacientes abandonam o tratamento farmacológico para eliminar sintomas extrapiramidais, embora isso cause a recorrência de sintomas psicóticos.

É importante fazer um diagnóstico diferencial, pois eles podem ser facilmente confundidos com outros distúrbios, como ansiedade, depressão maior, transtorno bipolar, paralisia cerebral, síndrome de Tourette, lúpus, intoxicação etc.

Causas dos sintomas extrapiramidais

Aparentemente, antipsicóticos típicos, também chamados neurolépticos, agem bloqueando os receptores D2 da dopamina. Esses medicamentos são usados ​​para reduzir os sintomas de doenças psiquiátricas, como a esquizofrenia, e partir da base de que nessa doença existe um excesso de receptores de dopamina no cérebro.

No entanto, antipsicóticos típicos podem produzir efeitos colaterais. Por exemplo, se os receptores D2 dos gânglios da base estão bloqueados , as respostas motoras podem ser alteradas, aparecendo sintomas extrapiramidais.

Por outro lado, esses medicamentos também produzem alterações nos níveis de outros neurotransmissores, como serotonina, acetilcolina ou norepinefrina, e também podem contribuir para o aparecimento de sintomas extrapiramidais.

Os antipsicóticos típicos ou de primeira geração foram desenvolvidos na década de 1950. Eles foram criados para diminuir os sintomas psicóticos, melhorar o humor e o comportamento.

No entanto, esses medicamentos pareciam causar uma série de efeitos colaterais perigosos. Por exemplo, problemas cardiovasculares, síndrome maligna dos neurolépticos e, é claro, sintomas extrapiramidais.

Por esse motivo, foram criados antipsicóticos de segunda geração ou antipsicóticos atípicos. Atualmente, são escolhidos como terapia de primeira linha para tratar sintomas psicóticos. Isso ocorre porque eles são mais eficazes e não produzem sintomas extrapiramidais ou outros efeitos colaterais.

Outros medicamentos que também podem produzir sintomas extrapiramidais são alguns descongestionantes, anticonvulsivantes, anti-histamínicos e antidepressivos seletivos que inibem a recaptação de serotonina.

Tipos

Existem quatro tipos principais de sintomas extrapiramidais que são:

Sintomas parkinsonianos

Eles são caracterizados por movimentos anormais semelhantes aos que ocorrem na doença de Parkinson e incluem:

– Tremor fino que aparece quando uma parte específica do corpo está em repouso e desaparece quando se move voluntariamente. Geralmente ocorre nas mãos, embora também possa ocorrer na boca. Neste último caso, o que é conhecido como “síndrome do coelho” seria apresentado, isto é, a bolsa e o tremor dos lábios.

– Rigidez nos músculos, o que significa que as articulações se tornam inflexíveis.

– Movimentos lentos, especialmente em movimentos voluntários complexos (bradicinesia). Também pode haver ausência de movimentos (acinesia). As extremidades, o motor fino dos dedos e os movimentos ao caminhar podem ser afetados.

Além disso, pode haver problemas com a voz, dificuldades em engolir e fazer expressões faciais.

Distonia

Este é um distúrbio do movimento caracterizado por contrações involuntárias dos músculos. Apresenta-se como contrações repentinas e movimentos repetitivos que podem ser dolorosos.

Pode afetar todos os músculos voluntários do corpo, como os do pescoço (torcicolo), os dos olhos (crises oculogênicas), os da mandíbula, a língua e até os envolvidos na respiração.

As reações distônicas ocorrem mais comumente em jovens e em pessoas que usam medicamentos antipsicóticos há pouco tempo.

Acatisia

É a incapacidade de uma pessoa permanecer imóvel, apresentando a necessidade de se mover porque se sente desconfortável ou desconfortável.

As pessoas que têm acatisia não conseguem sentar e levantar-se continuamente girando, esfregando as coxas ou balançando.A acatisia também causa sentimentos de ansiedade e incapacidade de relaxar.

Discinesia tardia

É caracterizada por movimentos involuntários lentos e irregulares de diferentes partes do corpo. Ocorre com mais frequência na língua, lábios, face e pescoço, embora também possa ocorrer no tronco e nas extremidades.

Eles podem clicar nos lábios, a língua sai e entra na boca, ou faz uma careta. A pessoa com discinesia tardia pode não perceber esses movimentos, que são muito óbvios para um observador.

Esses sintomas podem ocorrer após vários meses ou mesmo anos após o início do tratamento com antipsicóticos típicos, por isso é chamado de “tardio”.

Também pode ocorrer como efeito colateral dos medicamentos utilizados pelos idosos. Geralmente esse efeito é reversível, embora existam casos isolados nos quais é irreversível.

Também pode ocorrer quando o paciente aumenta ou diminui a dose de um antipsicótico típico. Nestes casos, os sintomas podem ser de curta duração.

Tratamento

A maioria dos sintomas extrapiramidais desaparece com a interrupção dos antipsicóticos típicos ou substituindo-os por antipsicóticos atípicos. Na maioria dos casos, a redução da dose pode levar ao alívio dos sintomas, exceto na discinesia tardia, que não pode ser prevista.

A acatisia é diminuída com a interrupção dos antipsicóticos típicos e com o uso de medicamentos ansiolíticos, como lorazepam, diazepam ou alprazolam. Bloqueadores de propanolol, como o inderal, também podem ser eficazes.

A distonia pode se desenvolver de forma aguda e é necessária intervenção imediata usando agentes anticolinérgicos ou antiparkinsonianos. Devem ser prescritos com cautela, pois apresentam efeitos colaterais como psicose, dependência, boca seca, taquicardia, visão turva, confusão, etc.

Referências

  1. Blair, D., Thomas, RN, Dauner, MS e Alana, RN (1992). Os sintomas extrapiramidais são efeitos colaterais graves de antipsicóticos e outras drogas. The Nurse Practitioner, 17 (11), 56-62.
  2. Courey, T. (2007). Detecção, prevenção e tratamento de sintomas extrapiramidais. Obtido no Medscape: medscape.com.
  3. Sintomas extrapiramidais. (sf). Recuperado em 9 de abril de 2017, da Wikipedia: en.wikipedia.org.
  4. Sintomas extrapiramidais. (sf). Recuperado em 9 de abril de 2017, em Psychvisit: psychvisit.com.
  5. Sintomas extrapiramidais. (sf). Retirado em 9 de abril de 2017, de Drugs.com: drugs.com.

Deixe um comentário

Este site usa cookies para lhe proporcionar a melhor experiência de usuário. política de cookies, clique no link para obter mais informações.

ACEPTAR
Aviso de cookies